Não importa o quão cuidadoso você seja, derramamentos e aplicações incorretas de cola acontecem. Por sorte, para remover super bonder você vai precisar de pouco mais do que alguns itens da sua despensa. Siga o nosso tutorial com técnicas de como remover cola indesejada de metais, plásticos, vidros, tecidos, couros, concretos e outros materiais comuns.
Quando se trabalha com super colas, epoxies e demais adesivos, derramamentos e vazamentos podem acontecer e acabam deixando resíduos indesejados. Saiba o que fazer, é importante agir com rapidez, assim você economiza tempo e salva a superfície de eventuais resíduos ou danos.
Remover super colas indesejadas de metais, alumínios e outros tipos comuns de metais requer atenção especial, mas não precisa ser um desafio. Seguem algumas dicas simples de como remover cola de metais.
- Sempre comece limpando quaisquer sujeiras e outros resíduos da área afetada com um pano úmido.
- Encharque um pano de limpeza ou uma bola de algodão em acetona pura. Caso não tenha acetona em mãos, tente removedor de esmaltes. Pressione o pano, ou o algodão contra a cola até que essa dissolva. Remova completamente.
- Tente raspar a cola com uma espátula ou uma gilete.
- Para uma alternativa mais forte que acetona, experimente álcool desnaturado, fluído de isqueiro, ou peróxido de hidrogênio. Aplique com um tecido ou com uma bola de algodão e então limpe completamente.
Remover cola super bonder de metais pintados é um processo similar.
Novamente, comece limpando a superfície. Em seguida, cubra a área afetada com um spray lubrificante. Deixe penetrar, limpando quaisquer resíduos da superfície além da cola. Utilize uma superfície suave para raspar o excesso de cola.
Removendo super cola de objetos plásticos, tente óleo vegetal ou creme hidratante. Umedeça um pano e pressione contra a cola até que essa fique saturada do material. Deixe o óleo ou o creme penetrar e depois limpe. Vinagre também pode remover excessos de cola seca de materiais plásticos. Encharque a área afetada com vinagre branco e então raspe a cola com uma espátula ou algum cartão plástico.
Para remover super cola de superfícies de vidro tente uma combinação de técnicas manuais e químicas. Aplique vaselina, removedor de esmalte, vinagre ou óleo na área afetada. Encharque a região e procure remover a cola gentilmente com o auxílio de uma espátula ou de uma esponja.
Para remover manchas e vazamentos indesejados de cola em tecidos, raspe o máximo de cola que você puder e deixe o tecido de molho durante uma noite em água fria.
Após ter deixado o tecido de molho, aplique uma pequena quantidade de detergente para roupas na área onde está a cola e esfregue suavemente. Lave o tecido normalmente em água morna. Caso a cola persista, aplique acetona com uma bola de algodão contra a área do tecido afetada.
Comece por raspar a cola com o auxílio de alguma superfície suave. Aplique água morna com sabão, para isso utilize uma esponja macia, encharcando a cola de espuma. Limpe o restante com um pedaço de tecido limpo e seco, repita a operação se necessário.
Não tema, remover super cola de concreto é fácil. Comece por remover a cola seca com o auxílio de uma espátula ou com um raspador com lâmina.
Água fervente pode amolecer a cola. Para colas persistentes, tente misturar uma pequena quantidade de amônia com detergente para lava louças e esfregue sobre a área afetada.
Esquente as coisas! Para super colas grudadas em pisos, tente aquecer a região afetada com um ferro de passar roupa. Cubra a área com um papel toalha, passe o ferro e remova a cola solta.