Aprender como restaurar couro pode te ajudar a poupar tempo e dinheiro! Nosso guia traz dicas sobre restauração de couro, além apresentar as técnicas e os materiais certos que você deve utilizar.
Para consertar um rasgo em seu sofá de couro ou na sua jaqueta de couro favorita não use qualquer tipo de supercola. As supercolas endurecem após a secagem, deixando as partes coladas rígidas e fazendo com que o reparo se rompa novamente com facilidade. O couro é um material flexível e exige uma cola forte mas flexível para que a aderência seja perfeita.
O que você precisa ter em mãos para consertar couro rasgado:
- cola para couro
- aplicador – pode ser um palito de dente, uma agulha ou qualquer objeto descartável pontiagudo
- material para remendo – no caso de reparos maiores
- álcool isopropílico para limpar a superfície
- um pedaço de pano velho
- fita crepe ou fita adesiva
Vamos usar como exemplo um sofá de couro. Como consertar o couro rasgado:
- Limpe a área que você irá consertar.
- Corte o material para remendo para que ele caiba exatamente dentro do rasgo. Certifique-se de que o material fique bem liso sob o couro, sem caroços ou imperfeições.
- Aplique a cola utilizando o aplicador e esfregue-a em ambos os lados do rasgo e no material para remendo colocado dentro do buraco.
- Limpe rapidamente qualquer excesso de cola.
- Una as partes a serem coladas e segure-as para que se fixem no lugar certo.
- Coloque fita crepe ou a fita adesiva para evitar que a fenda abra antes que a cola seque. Deixe secar por aproximadamente duas horas.
Dependendo do tamanho do rasgado no sofá de couro, você irá precisar de um remendo. Para pequenos rasgos, pode não ser necessário usar um material para remendo. Mas você precisará dele no caso de rasgos maiores. A inserção de um material para remendo no rasgo servirá para fortalecer a área colada e garantir que o reparo seja mais eficaz.