Aprender a instalar lambris é simples. Nosso guia orienta você sobre os procedimentos e materiais necessários. Siga as dicas de como instalar lambris e surpreenda-se com o resultado!
Os lambris foram inventados há tempos, antes que as casas tivessem isolamento. Originalmente, servia como uma maneira de manter a umidade fora das paredes. Nas casas de hoje, os lambris são puramente decorativos. Embora não tenham mais uma utilidade prática, são uma bela opção de decoração para qualquer ambiente.
Tradicionalmente, os lambris eram brancos, mas hoje é possível encontrá-los em uma variedade de cores e materiais. O mais importante na hora de escolher uma cor é garantir que ela combine com o ambiente.
Originalmente, os lambris não deveriam ultrapassar 1/3 da altura da sala, parando no trilho da cadeira. Nos últimos anos, os designers estão quebrando as regras e instalando painéis de lambris que ocupam todo o comprimento da parede. Ao escolher seu estilo favorito de lambris, lembre-se de que cores claras e lambris mais curtos farão com que o ambiente pareça maior. Enquanto cores mais escuras e lambris mais longos farão, por exemplo, uma sala de tamanho padrão parecer menor.
Depois de decidir o estilo de lambris da sua preferência, medir o espaço e comprar os materiais, você está pronto para começar. Veja como colocar lambris:
- Meça e marque as paredes onde deseja instalar os lambris. Considere molduras de portas, rodapés, trilha de cadeiras e tomadas elétricas ao mapear o espaço.
- Corte os lambris e pré-ajuste as peças para garantir que tudo esteja alinhado corretamente.
- Limpe e seque todas as superfícies antes de aplicar o adesivo.
- Aplique o adesivo sempre na vertical. Não aplique em toda a área do painel, opte por gotas aplicadas a cada 2 cm das bordas e com 15 cm de distância de uma para outra.
- Vire a placa e fixe ao longo das linhas que você marcou anteriormente.
- Repita o processo até que todos estejam no lugar.
- Fixe rodapés e trilhos de cadeira na parte superior e inferior dos lambris.
Os lambris podem ser feitos de uma variedade enorme de materiais como azulejos, madeira, plásticos e muito mais. O primeiro passo é escolher um adesivo que se adapte ao tipo de material que você escolheu.
É importante lembrar que cada adesivo é criado para um tipo específico de superfície. Portanto, é fundamental escolher um adesivo que combine tanto com o material dos lambris, quanto com a superfície onde irá colocá-los, para garantir uma boa fixação. Por exemplo, como a aderência em uma superfície de madeira é diferente da aderência em uma parede de concreto ou tijolos, o tipo de cola que dará certo com cada uma das superfícies também será diferente.
Por último, mas não menos importante: escolha um adesivo que permita o reposicionamento dos lambris logo após a sua aplicação, caso necessário. Isso garantirá a precisão do seu projeto.