Não deixe aquela mancha de epóxi na sua janela continuar irritando você! Aprenda como remover o epóxi do vidro e resolva o problema de vez.
Ao ver uma mancha de epóxi em um objeto de vidro, sua primeira ideia pode ser pegar uma lâmina ou espátula e começar a raspar. Mas o epóxi é um material bem resistente e você pode arranhar o vidro. Continue lendo nosso guia e descubra maneiras de amolecê-lo e de fazer com que a remoção do epóxi do vidro seja muito mais fácil e segura.
Existem várias maneiras de amolecer o epóxi para que ele seja removido de vidros com mais facilidade. Aqui estão alguns dos materiais e ferramentas que você vai precisar:
- Rolo de papel toalha;
- Acetona ou removedor de esmalte;
- Um secador de cabelo;
- Uma lâmina de barbear ou espátula afiada;
- Limpador de vidro.
O método do aquecimento:
Aqueça suavemente a área com um secador de cabelo durante um minuto para amolecer o epóxi. Em seguida, tente raspar o adesivo com uma lâmina de barbear ou espátula. Depois de remover a maior parte do epóxi, continue removendo o restante com um dos outros métodos descritos acima (com acetona ou removedor de esmalte).
Para raspar a cola, use uma lâmina nova e afiada. Lâminas meio cegas podem ter pequenas bordas irregulares e arranhar o vidro. Coloque a lâmina bem rente à superfície e tente enfiá-la embaixo da cola. Não pressione o vidro com muita força.
O método do solvente:
- Pegue o removedor de esmalte ou a acetona;
- Embeba o papel toalha na acetona ou no removedor;
- Coloque o papel molhado sobre o epóxi e deixe de molho por 15 minutos;
- Remova a folha de papel e esfregue toda a área com ela;
- Use uma lâmina de barbear para raspar a cola amolecida;
- Limpe o vidro com limpa-vidros ou água e sabão (uma mistura feita com 50% de vinagre e 50% de água também é um ótimo limpador de vidro);
- Repita o processo acima, se necessário.