Aprenda aqui tudo o que você precisa saber para fazer um boneco de papel machê. Confira o nosso guia e mãos à obra!
Papel machê – ou no original em francês ‘papier maché’, que significa papel picado, amassado e esmagado – é uma técnica de artesanato que muitos de nós já ouvimos falar, mas nunca experimentamos. Trata-se do próprio papel em uma versão pastosa – tiras de papel unidas por uma pasta de cola – muito simples de fazer. Uma vez que você aprende a dominar a técnica básica, o céu realmente é o limite! Use papel machê para criar o que você quiser, como bolas, bonecos, esculturas e vasos de papel machê.
Antes de colocar em prática as suas ideias de artesanato com papel machê, você precisa aprender a fazer a massa de papel machê:
- Junte o papel. O primeiro material que você vai precisar para fazer papel machê é justamente o papel. A melhor opção é usar folhas de jornal velho, pois elas são baratas, porosas, flexíveis e bastante resistentes.
- Rasgue. Após juntar as folhas de jornal, rasgue o papel em tiras em vez de cortá-lo. Ao rasgar, você cria uma borda mais suave e isso permite que as tiras se misturem melhor umas com as outras quando colocadas em camadas. As tiras cortadas criam uma linha nítida.
- Cole. O segundo ingrediente é a pasta de cola. Ela é bem simples de fazer: coloque um pouco de cola branca ou cola de madeira em uma tigela grande e adicione água para transformá-la em uma pasta de consistência mais líquida, capaz de absorver as tiras de jornal. Uma proporção de 2:1 de cola para água é o ideal.
Dica importante: em vez de rasgar uma tira de papel de cada vez, você pode rasgar várias tiras colocando cerca de seis a oito páginas de jornal uma sobre a outra. O papel jornal possui uma gramatura suave e, ao rasgá-lo em pequenos maços, você produzirá belas tiras retas. Tiras com uma largura de 2.5 cm funcionam bem para a maioria dos projetos.
Agora que você já sabe como produzir a pasta de cola e as tiras de papel, você está pronto para aprender como criar um boneco de papel machê. Você pode usar a mesma técnica para fazer animais, esculturas ou um vaso de papel machê, por exemplo. Para fazer um boneco de papel machê de tamanho pequeno, siga este passo a passo:
- Você vai precisar de uma bola de isopor nº 6, cola branca, cola diluída, papelão, folhas de jornal inteiras e cortadas em tiras, fita crepe, massa de papel machê, espátula e caneta marcador. Também tenha à mão tintas de artesanato para pintar seu boneco;
- Em um pedaço de papelão, desenhe e recorte os moldes do corpo e da base de sustentação do boneco. A base de sustentação deve ser oval e ter 7 cm de comprimento. A parte debaixo do corpo deve ter os mesmos 7 cm da base de sustentação. Desenhe livremente, não é necessário ter nenhum molde. Faça o pescoço do boneco bem comprido;
- Cole o corpo bem no centro da base de sustentação oval. Use cola branca;
- Amasse um pedaço de jornal e posicione primeiro de um lado do corpo do boneco, respeitando seu formato. Prenda as laterais com fita crepe e repita o processo também no outro lado da peça.
- Fixe a estrutura toda com fita crepe. Nessa fase é possível dar volume ao corpo do boneco;
- Recorte uma tira de jornal na largura do pescoço, enrole a tira até o fim em torno do pescoço, para ele ganhar volume. Prenda com fita crepe.
- Faça um buraco na bolinha de isopor que será a cabeça e, com um pouco de cola, encaixe-a no pescoço. Cole as tiras de jornal em torno de toda a estrutura e espere secar;
- Coloque um pouco da pasta de cola diluída em um recipiente menor e raso. Mergulhe as tiras de jornal na cola até que fiquem encharcadas. Cubra a peça toda com a massa de papel machê. Para alisar a massa, lembre-se sempre de molhar a espátula na cola diluída. É com a cola que você vai deixar a massa bem lisinha;
- O papel machê leva cerca de dois a três dias para secar completamente. Quando isso acontecer, pinte e decore seu boneco como desejar, usando a caneta marcador e as tintas.