Escolher a cola para madeira certa ajudará você a obter uma fixação firme e durável. Entretanto, nem todas as colas de madeira são adequadas para todos os tipos de necessidade. Veja aqui o que você precisa saber para escolher a cola certa e utilizá-la corretamente.
Colar é parte essencial de vários trabalhos em madeira. Mas escolher a melhor cola de madeira para a sua necessidade nem sempre é uma tarefa fácil. Veja o que você precisa saber para decidir qual cola de madeira é a melhor para o seu projeto.
O acetato de polivinila (PVA) é o tipo mais comum de cola para madeira. Essa categoria de adesivos inclui as típicas colas brancas ou amarelas, que são comumente conhecidas como “colas escolares”. Elas podem ser utilizadas para diversos fins, mas não para todos os projetos.
A cola de origem animal é um adesivo à base de matéria-prima animal. Ela pode ser encontrada na forma líquida, granulada, flocada ou em folhas que precisam ser dissolvidas em água. Esse tipo de cola precisa ser aquecida e aplicada com um pincel. A fixação ocorre quando a cola esfria.
As colas epóxi normalmente apresentam dois componentes separados: um endurecedor e uma resina. As partes precisam ser misturadas para criar uma reação química e, quando a cola endurece, ela se torna à prova d’água e preenche os espaços necessários. Alguns epóxis têm um tempo de secagem longo, mas são um dos adesivos mais resistentes disponíveis no mercado. Se você está em busca de um epóxi que seja fácil de aplicar e funcione bem em madeira, experimente o Loctite Durepoxi Liquido ou Massa.
A cola de poliuretano é um tipo de adesivo ativado pela umidade que produz uma espuma ao secar e proporciona uma fixação bastante resistente.
Para a maioria dos projetos em madeira, os produtos Loctite Super Bonder Original e Loctite Durepoxi são a melhor escolha.
O acetato de polivinila (PVA) é um adesivo sintético e um dos tipos mais comuns de cola para madeira. Sem cor e sem cheiro, a cola PVA reage melhor em locais com boa circulação de ar e seca rapidamente à temperatura ambiente. Mas nem todas as colas PVA são à prova d’água. Leia as instruções do produto antes de utilizá-lo.
Se você precisa de uma cola que não apresente riscos na presença de alimentos, verifique quais produtos são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas colas para madeira, como a cola PVA, não são recomendadas para utilização em superfícies que possam entrar em contato com alimentos ou bebidas.
As colas PVA são ótimas para usar em superfícies porosas como a madeira. Esse tipo de adesivo é formulado para penetrar nas fibras da madeira, resultando em colagens que podem até ser mais resistentes do que a própria madeira.
Colar madeira pode ser muito fácil se você for cuidadoso, escolher a cola adequada e seguir as instruções de secagem corretamente. Siga esse simples passo a passo para utilizar colas PVA e outros adesivos.
- Aplique a cola em uma das superfícies de madeira a serem coladas. Utilize um pedaço de pano para limpar imediatamente qualquer excesso.
- Espalhe a cola para madeira em uma camada fina utilizando um pincel ou aplicador de plástico.
- Pressione as partes uma contra a outra. Você pode movimentar suavemente as partes coladas para garantir que o adesivo se espalhe bem e que qualquer bolha de ar seja removida.
- Utilize uma braçadeira para manter as peças unidas.
- Não mexa na peça colada pelo tempo recomendado nas instruções do produto.
- Remova qualquer excesso de cola seca com uma lixa, se necessário.