Para quem trabalha regularmente com projetos em impressora 3D, saber escolher a cola para impressões 3D certa pode fazer toda a diferença, especialmente para consertar peças quebradas. Em alguns casos, é necessário criar uma peça maior do que a impressora pode suportar – e colagens são necessárias. Este guia prático mostra as melhores maneiras de colar peças impressas em 3D para que seus projetos tenham uma aparência fabulosa.
Sempre que você precisar colar impressões 3D quebradas ou unir peças menores para criar uma peça maior, escolher a cola para impressões 3D certa é essencial. Para obter uma colagem precisa e de alta resistência, escolha um adesivo de boa fixação. Se você estiver colando impressões 3D flexíveis, o adesivo escolhido deve ter elasticidade suficiente para acompanhar a movimentação do material.
As supercolas são a melhor opção para colar impressões 3D feitas de plástico rígido, como ABS, PLA e PETG. Porém, nem todas as supercolas são compatíveis com plásticos rígidos. Por isso, fique atento e sempre leia as instruções do fabricante. Uma opção para colar impressões 3D feitas de materiais rígidos, como ABS, PLA e HIPS, é utilizar cimento cola. Mas vale lembrar que ele não é compatível com PETG, nylon e materiais semelhantes.
Para impressões 3D feitas com materiais flexíveis, experimente a Loctite Super Bonder Flexível Controle: sua fórmula em gel seca transparente e forma uma colagem duradoura que é resistente tanto ao tempo quanto a impactos. Nesse caso, evite adesivos como os epóxis, uma vez que eles ficam rígidos depois de secos e não são uma boa escolha para materiais flexíveis.
Reúna todos os materiais que irá precisar antes de começar a colar suas impressões 3D. Você irá utilizar o seguinte:
- produtos de limpeza para remover graxa e sujeira de suas peças 3D
- panos limpos
- lixa (se necessário)
- cola para impressora 3D
- braçadeiras (se necessário)
- solvente adequado para o tipo de cola utilizada (consulte as instruções do produto)
- estilete caso precise cortar o adesivo depois de seco.
Lembre-se: use os equipamentos de proteção mencionados nas instruções do produto e trabalhe em uma área bem ventilada.
Antes de colar as peças impressas em 3D, prepare todas as superfícies que serão fixadas:
- Limpe as superfícies. Certifique-se de que estejam livres de resíduos e partículas que possam impedir a aderência da cola.
- Espere as superfícies a serem coladas secar.
- Crie a textura adequada para a colagem. Algumas colas aderem melhor em superfícies ásperas, enquanto outras, como a cola de cimento, requerem superfícies planas ou lisas. Verifique as instruções do seu produto e prepare as superfícies adequadamente.
Quando as superfícies estiverem prontas, você pode colar as peças impressas em 3D.
- Prepare o adesivo. Caso precise misturar seu adesivo (como os epóxis) ou aquecê-lo (ao usar uma pistola de cola quente), esse é o primeiro passo.
- Aplique a cola para impressora 3D. Siga as instruções do produto, observando a quantidade de cola que deve ser aplicada e se é necessário aplicar o adesivo em uma ou ambas as superfícies.
- Fixe as superfícies. Use as mãos ou conte com o auxílio das braçadeiras para manter as peças fixas no lugar até que a colagem esteja completamente seca.
- Limpe. Use um pano e o solvente mencionado nas instruções para limpar qualquer respingo ou excesso de cola que tenha vazado antes que ela endureça. Muitas vezes, você pode cortar o adesivo já seco usando uma lâmina afiada, mas é melhor consultar as instruções do fabricante antes de prosseguir.