Bem quando estava prestes a exibir seu jogo de chá vintage, você nota um pires rachado. Mas, graças à cola para porcelana, você pode consertar em segundos o seu pires – e também aquela caneca de café quebrada, aquele boneco do Bruce Lee e aquele piso cerâmico.
A cola para porcelana é um adesivo poderoso e fácil de usar em uma série de materiais delicados, porosos e não porosos, como porcelana e cerâmica. Apesar de existirem colas para porcelana de uso geral, é sempre melhor escolher uma cola que se adeque melhor ao seu projeto, já que colas diferentes possuem propriedades diferentes. Algumas colas podem ser expostas a altas temperaturas, enquanto outras não têm muito cheiro e são fáceis de limpar.
Se você optar por utilizar cola para porcelana para consertar uma caneca ou um vaso, o reparo será muito simples e rápido.
- Reúna os pedaços quebrados sobre uma superfície limpa e lisa, como sua mesa de cozinha.
- Organize todas as peças.
- Aplique a cola em todas as partes que você deseja colar e, em seguida, alinhe e encaixe as peças.
- Após a cola secar, remova todo e qualquer excesso indesejado com a ajuda de uma faca afiada ou de uma lâmina.
Utilize fita crepe para fixar os pedaços a serem colados e garantir um alinhamento perfeito. Esse tipo de fita também pode ser usado para segurar a peça alinhada enquanto você encaixa os pedaços com cola.
Caso sua peça de cerâmica ou porcelana necessite reparos como alinhamento de superfícies ou de preenchimento de buracos e rachaduras, a melhor cola é a do tipo epóxi. As colas epóxi consistem de duas partes: uma resina e um endurecedor que, quando misturados, produzem uma cola firme e durável. Outros benefícios da cola epóxi:
- Ela é resistente à água;
- Pode ser serrada, lixada, envernizada, pintada e polida;
- É resistente à impactos;
- Pode ser exposta a ambientes externos.
Para colar qualquer peça pequena ou frágil ou que precise de um reparo rápido, uma supercola é a primeira opção. Caso você precise mais do que isso, utilize a Loctite 60sec. Cola Universal. Ela é versátil, permite reposicionar as partes que você deseja colar, é extraforte e perfeita para materiais porosos ou não porosos.
Caso seu reparo tenha uma superfície maior, como um piso que pode ficar exposto a variações de temperatura e tráfego constante, opte pelo Durepoxi Sólido. Esse adesivo é extraforte, resistente, endurece até debaixo d'água, cola quase todos os materiais e resiste a uma grande variação de temperatura (-50°C a +150°C). Simples e eficiente!