Se você está interessado em impressões 3D, vai querer saber como colar PLA. Para obter os melhores resultados, a cola adequada e a técnica correta farão toda a diferença. Confira o passo a passo neste guia!
O PLA é barato e versátil. Por isso, não é de se admirar que este plástico biodegradável tenha se tornado um dos materiais mais populares para impressões 3D.
Se você está planejando um projeto de impressão 3D, é bem provável que precise saber como colar PLA. Mesmo que tenha em mente o resultado esperado, não irá longe sem o adesivo correto. Então, como escolher o adesivo certo para colar o PLA?
Supercolas e resinas epóxi são algumas das colas normalmente usadas para projetos em PLA. Lembre-se de sempre verificar as instruções do fabricante para garantir que o adesivo escolhido seja compatível com PLA.
A resina epóxi é um adesivo forte e durável que pode produzir ótimos resultados. Porém, o epóxi também exige um pouco mais de esforço e cuidado no manuseio, uma vez que é preciso misturar os componentes antes de usar. Alguns tipos de epóxi aquecem durante a aplicação e secagem, o que pode danificar as peças de PLA.
No geral, a melhor maneira de colar PLA é com uma supercola de alta qualidade. Em comparação com outros adesivos, a supercola tem inúmeras vantagens:
- Forte e durável
- Fácil de usar
- Aplicação rápida e tempo de secagem curto
- Seca transparente
- Bom custo-benefício
A Loctite oferece uma extensa linha de supercolas adequadas para uso em diferentes tipos de plásticos. Para um projeto de impressão 3D, você pode usar a Loctite Super Bonder Flexível Controle, essa é uma das melhores maneiras de se colar PLA.
O adesivo vem em um frasco fácil de usar, projetado para uma aplicação simples e precisa. Como o nome sugere, Loctite Super Bonder Flexível Controle oferece controle total para que você possa aplicar o adesivo com máxima exatidão. A fórmula em gel seca transparente e forma uma colagem duradoura que resiste tanto ao tempo quanto ao impacto, tornando-o um adesivo ideal para colar impressões de PLA em 3D.
Depois de escolher uma supercola premium, você estará pronto para aprender como colar PLA para obter resultados perfeitos e duradouros!
Veja como colar impressões PLA 3D em poucas etapas.
- Reúna os materiais que irá precisar. Além do adesivo, você precisará de lixa e dos equipamentos de proteção recomendados nas instruções do produto. Para a limpeza, mantenha sempre à mão um pano, água morna com sabão e um pouco de acetona.
- Prepare o PLA. As superfícies devem estar bem ajustadas, completamente limpas e secas e, de preferência, ligeiramente ásperas. Para obter melhores resultados, use uma lixa fina para lixar a superfície que deseja colar.
- Aplique a cola. Esprema uma pequena gota em uma das superfícies do PLA.
- Pressione imediatamente as superfícies do PLA. Segure-as no lugar por cerca de 15 a 30 segundos. Como a cola endurece rapidamente, certifique-se de reposicionar as peças imediatamente, caso necessário.
- Deixe secar. Pode levar até 24 horas para que a cola seque por completo. Recomendamos deixar a cola secar durante a noite antes de manusear o objeto. Verifique as instruções do produto para obter informações precisas sobre o tempo de secagem da cola utilizada.
- Limpeza. Se a cola manchar acidentalmente o seu PLA, existem maneiras de removê-la. Se a cola ainda estiver úmida, use uma esponja macia ou um pano embebido em água morna com sabão para remover suavemente a mancha. Se a cola já estiver seca, você pode tentar usar acetona. No entanto, lembre-se de que, embora a acetona seja um removedor de cola eficaz, ela pode causar descoloração.