Consertar um azulejo quebrado pode ser uma tarefa complicada. Por isso, aprenda como tirar cola dos azulejos antes de se complicar. Leia este guia para obter mais informações.
Sujou os azulejos com cola? Se você deixou cair supercola em seu piso ou parede de azulejos, deve tentar remover a mancha imediatamente com um lenço ou uma toalha de papel. Caso a quantidade derramada seja grande, cubra a cola com água para endurecê-la e remova a mancha usando uma espátula e um solvente como acetona. Mesmo que você deixe a cola secar, ainda há esperança!
E será que faz alguma diferença se o azulejo for cerâmico ou de porcelanato? Até certo ponto, sim. O porcelanato é menos poroso do que o azulejo cerâmico e, portanto, absorve menos a água. Isso pode influenciar na escolha do melhor método para remover supercola dessas superfícies.
Se os seus azulejos forem de porcelanato, você provavelmente conseguirá remover a cola usando um removedor de esmalte incolor ou acetona pura. Passe uma pequena quantidade de acetona sobre a cola com um pano e deixe agir por cerca de 15 minutos até que a cola amoleça. Em seguida, limpe a superfície com um pano úmido. Antes de usar acetona sobre seu piso ou parede, recomendamos fazer um teste em uma área menos visível. Assim, você poderá se certificar que o removedor não causará descoloração ou manchas indesejáveis em sua superfície.
Diz o ditado: prevenir é melhor do que remediar. Por isso, na hora de escolher a cola certa para o seu projeto, leve em consideração os diferentes tipos de supercola e de aplicadores disponíveis no mercado. Existem supercolas líquidas ou em gel, e suas características principais são:
- A cola líquida escorre e, portanto, é boa para superfícies horizontais e rachaduras finas;
- A supercola em gel não goteja nem escorre e, por isso, é melhor para o uso em superfícies verticais.