Trocar o revestimento por conta própria traz àquela satisfação até você ter que tirar os excessos de cola do piso de madeira. Mas não se desespere: vamos mostrar como é fácil limpar essa bagunça.
Até colas poderosas podem ser facilmente removidas de seu piso com produtos que você já tem em casa. O primeiro passo para tirar cola de pisos de madeira é aplicar gelo. Congelar a mancha de cola é uma boa estratégia, ela ficará quebradiça o suficiente para que você possa removê-la sem danificar o piso.
Algumas vezes a estratégia de utilizar o gelo não será suficiente para desgrudar a cola. Nesse caso, você precisará de outros métodos para remover a cola do piso de madeira, como a utilização de um óleo lubrificante. Deixe o óleo repousar sobre a mancha por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, retire a cola com o auxílio de um cotonete.
O truque aqui é não usar nenhum tipo de instrumento afiado para retirar a cola, pois eles podem arranhar o chão com facilidade. A mesma precaução vale para a utilização de solventes, que deve ser evita. Embora possam funcionar muito bem em metal e outras superfícies, solventes podem danificar seriamente o acabamento em muitos pisos de madeira.
Depois de concluir a remoção do grosso da cola, ainda podem restar alguns resíduos. Para remover os resíduos que sobraram é possível utilizar substâncias comuns de uma rotina doméstica. Você só precisa encontrar algo em sua casa que tenha acidez, ou que seja à base de óleos naturais: vinagre, manteiga de amendoim ou maionese funcionam bem, por exemplo. Esfregue sobre a cola restante e limpe com um pano úmido para finalizar.
Para facilitar o processo de retirada da cola de pisos de madeira é importante que em primeiro lugar você tenha usado uma cola apropriada. Portanto, antes de iniciar seu próximo projeto que envolva colagem e madeira, verifique se você tem a cola específica para o uso em madeira. Prefira sempre uma supercola premium que seja de fácil aplicação, o que evita sujeira desnecessária.